top of page

Foz do Iguaçu como ninguém te contou

Com ares de interiorzinho Foz do Iguaçu tem uma imensidão de atividades que podem ser realizadas pelos turistas. Há bares, restaurantes, passeios, além das possibilidades de conhecer as cidades hermanas. As dicas iniciais são:

1)Leve roupas para frio e calor. Você nunca sabe como o clima vai estar. É uma loucura.

2)Se já estiver em Foz, jamais entre em um táxi sem perguntas o valor que será cobrado, muitos taxistas não ligam o aparelhinho para te extorquir depois. Não falarei mais nada para não parecer xenofóbica, mas...

Para começo de conversa o bom é se posicionar bem. Escolher um hotel em um ponto estratégico é importante, porque além dos passeios com o guia turístico você pode conhecer a cidade caminhando também.

Nessa viagem de agora, eu fiquei num hostel que tem franquias em vários outros Estados, o Chê Lagarto. O atendimento não foi dos melhores, a acessibilidade para deficientes ou pessoas com malas super pesadas é péssima. O trabalho dos funcionários é muito condicionado à gerente, mas tem seu lado bom.

O hostel atrai muitos jovens, faz festinhas no bar, toda quinta e sábado, no terraço, ao por do sol você ganha caipirinha free. Além disso, o Chê Lagarto de Foz é bem posicionado, fica no centro, próximo de supermercados, restaurantes, bares, bistrôs, lojas de roupas, etc. Perto da sorveteria Chiquinho, que eu amo. Enfim, se forem se hospedar no Chê, mandem lembranças por mim para Francisco, o barman.

Bem próximo ao hostel tem o restaurante "Gaucho", deliciosamente barato e com comida de altíssima qualidade. Alías, um fato sobre foz é que todos os restaurantes são bem baratos, pelos menos se comparar com a realidade aqui de Sergipe. Buffet com sobremesa em restaurantes tops, como esse que mencionem, custa 25 dinheiros, nos populares custa 7 dinheiros.

O maior preço que paguei por alimentação foi no restaurante Porto Canoas, que ficam no ultimo ponto do passeio das Cataratas. Nele você tem a visão das cachoeiras, climatização perfeita - exceto na parte flutuante, que é muito abafada por causa do vapor da água - e paga somente 49 dinheiros no buffet, não lembro o preço da sobremesa, mas o petit gateau é fantásticos - entretanto não se compara com um que é vendido aqui em Aracaju. O fato é curioso, pois Sergipe tem a menor cesta básica do Brasil, de acordo com o Dieese e não consegue oferecer preços como esses.

O forte da culinária lá em Foz e nas cidades vizinhas é carne, mas também há muitos restaurantes árabes.

Esqueça o Habbis lá você pode prova receitas tradicionais, pois quem faz a comida são os árabes mesmo. A cidade é cheia deles. Se não for a de maior concentração, está quase. Muitas construções têm a arquitetura árabe. Existem prédios que são verdadeiras colônias, além da mesquita que é um ponto interessante para passeio.

A dica para as mulheres que queiram conhecer a mesquita é usar vestido longo, calça, camisa bem fechada, poucos adornos e maquiagem. muita maquiagem. Eles vão colocar um véu nada simpático em você.

Já que toquei no assunto da mesquita, outro ponto interessante do passeio são: Templo Budista, Parque das Aves, Usina Hidrelétrica de Itaipu e Cataratas do Iguaçu.

O passeio no templo budista é como na mesquita, muita coisa para ver, fazer boas fotos, mas conhecer um pouco mais da cultura é impossível. Não tem ninguém para conversar com você. Na mesquita você ainda conversa um pouquinho sobre cultura, história, mitos e verdades da religião. No templo budista nem isso. Você olha, compra uns bereguetinhos e tchau.

No parque das aves é incrível, muita coisa para ver, fotografar etc. Há momento em que você entra no viveiros das aves, fica ali diante da natureza semi-selvagem, pode ser tocada (o) pelos bichinhos, mas jamais deve toca-los ou alimenta-los. Gente, eu nunca tinha visto um tucano tão de perto. Aqueles olhos azuis são as coisas mais fofas do mundo, menos quando ele abre o bico. Na saída você tira foto com Lara, a arara e com a cobra, que não lembro o nome. Depois pode fazer comprinhas, como sempre. O passeio, 20 dinheiros. Se você for estudante, leve a carteirinha, com data de vencimento exposta, para ganhar desconto de 50 %.

Aconselho a todos que forem visitar Itaipu a passarem primeiro na exposição de Sebastião Salgado. Faz muito mais sentido o passeio quando você conhece a história por trás do monumento. Quando já no interior da empresa, você vai pegar um ônibus que te levará para conhecer algumas partes dos bastidores, pouquíssima coisa e informação, porém incrível. Ao final do tour pela usina você pode fazer um passeio de Kattamaram, pelo lago Itaipu Brasil/Paraguai. Um luxo! Uma pena não ter tido pro do sol no dia em que eu fui.

Por fim, o Tour nas Cataratas. Você paga 29 dinheiros, pega um ônibus que vai te deixando nas rotas. Lá dentro, ou mesmo antes, você também pode pagar por vários outros passeios que estão dentro da rota. Eu, particularmente só fiz a trilha, mas meus parceiros corajosos loucos fizeram o Macuco Safari.

Lá estava eu andando e fazendo selfies, com a imagem das Cataratas como pano de fundo, bem longe. Eu pensava que só ia ficar nisso, estava até desanimando, ainda mais porque estava um calor de 37 graus. Mas aí, chegou um momento onde você anda por uma passarela e leva um verdadeiro banho. O lugar é tão próximo da cachoeira que você sai de lá todo molhado. É difícil fazer fotos, mas com um esforço até dá. Indescritível a sensação, só sentindo para entender. Olhei para um homem ao meu lado, ele estava com olhos fechados, cabeça para o céu. Levava um banho gelado, mas sorria como criança. Eu também não me sentia diferente, de volta aos meus 4 anos de idade.

Depois que você sai da passarela, pingando, você sobe mais um pouco e ainda tema oportunidade de ver a cachoeira de cima. Uma visão linda, esplendida. Os assessores desse passeio precisa divulgar mais tudo isso. Eu não fazia ideia que todas essas emoções me aguardavam.

No final, você sobre pelo elevador e sai no restaurante. Só nesse ultimo momento eu vi um quati, símbolo presente em quase tudo em Foz. São fofos, parecem de pelúcia, se movem como preguiças, mas jamais toque neles. A mordida é feia e pode transmitir raiva.

DESTAQUES
Arquivo
Procurar por tag
Nenhum tag.
bottom of page